segue_nos

N√£o existem eventos.

CICS

logo_

O CICS - Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro foi fundado no ano de 1987, com o objectivo de legalizar o Grupo Folclórico de Palmeira de Faro, que havia sido criado a 25 de Janeiro de 1956.

No ano de 1997, desafiado pela C√Ęmara Municipal de Esposende para criar respostas de √≠ndole social na freguesia, o CICS come√ßou a trabalhar no sentido de alargar a sua abrang√™ncia e passou a disponibilizar apoio social √†s fam√≠lias, nomeadamente com o acolhimento de crian√ßas em idade escolar e pr√©-escolar. Ao mesmo tempo, iniciava-se o processo de transforma√ß√£o em Institui√ß√£o Particular de Solidariedade Social.

Hoje, esta instituição é a grande responsável pela dinamização social e cultural da freguesia, promovendo, através dos seus departamentos Social, Cultural, Recreativo e do Grupo Folclórico, diversas actividades dirigidas não só para os seus utentes, como para a comunidade em geral.

Com protocolos assinados com as mais variadas institui√ß√Ķes e organismos estatais, o CICS trabalha no sentido de proporcionar √† freguesia de Palmeira de Faro cada vez mais e melhores respostas, que passam a m√©dio prazo pelo in√≠cio do apoio domicili√°rio e centro de dia para idosos.

Provocado pelo aumento exponencial do n√ļmero de utentes, o crescimento do CICS levou √† necessidade de construir um Centro Social que, por um lado, abrangesse todas as val√™ncias da institui√ß√£o e, por outro, permitisse o seu alargamento. Assim, no ano de 1999, iniciou-se o processo que, ap√≥s sucessivas recusas de financiamento por parte do poder central, se tonou numa realidade quando, no ano de 2009, a C√Ęmara Municipal de Esposende assumiu o financiamento de grande parte do valor da constru√ß√£o.

À presente data, o Centro Social de Palmeira de Faro é já uma realidade aos olhos de todos, estando a sua inauguração prevista para o segundo semestre de 2012.